In Notícias

Portugal reforça liderança mundial na qualidade do azeite produzido

Portugal atingiu a fama de ser o país do mundo com a maior percentagem de azeite de qualidade produzido no mundo. No nosso país cerca de 80% da produção de azeite é de qualidade superior.

Agora que parece que todos começam a saber algo de vinho e mais consumidores se interessam por conhecer as denominações de origem e por distinguir os diferentes tipos de uva e respectivas castas, seria talvez um bom momento para que ocorra algo semelhante com o azeite.

Portugal está a reconquistar o prestígio de ser também uma das principais referências mundiais na produção de azeite e  vê-se um crescente interesse internacional no azeite português, um néctar que tinha fama desde tempos imemoriais em que era produzido na Lusitânia. Já no tempo do império Romano que esta zona da península tinha a fama de ser a fornecedora dos melhores azeites que serviam as elites romanas. Grande parte dos restantes azeites do império eram sobretudo utilizados para a iluminação, desporto, produtos farmacêuticos e também utilizado na guerra. Só os da Lusitânia eram delicados à culinária das elites acompanhando as iguarias que se serviam nas melhores mesas do império.