In Notícias

As oliveiras estão entre as espécies de árvores que melhor podem contribuir para a limpeza do ar, de acordo com os resultados do VegPM, um projeto de pesquisa coordenado pela Universidade de Florença. Este projeto teve como objetivo identificar as plantas mais adequadas para combater a poluição do ar causada pela contaminação do solo.

A exposição prolongada ao PM10, em particular, pode causar efeitos graves, incluindo problemas cardiovasculares e respiratórios, alergias crônicas e até mortalidade prematura em crianças. Estudos epidemiológicos também mostraram que a proximidade de vias movimentadas está associada a doenças respiratórias crônicas em crianças e idosos.

Os pesquisadores retiraram amostras de folhas de cada árvore separadamente. Os valores de deposição de cada fração de MP foram comparados e analisados com os níveis médios de partículas registrados ao longo do ano. Por meio desse processo, os pesquisadores conseguiram classificar cada espécie com base em sua capacidade de acumular partículas finas e ultrafinas.  Os cientistas que lançaram este projecto na Universidade de Florença  descobriram que as oliveiras em particular, demonstram uma alta capacidade de armazenamento.