In Notícias

Receita militar dos Estados Unidos
semelhante às técnicas utilizadas pelo Império Romano

Nos procedimentos militares norte-americanos há uma descrição detalhada sobre quais os elementos e técnicas necessárias para sobreviver nos treinos da força aérea dos EUA, em que o militar aprende a controlar todos os factores que podem afectar uma missão, tanto intrínsecos como de saúde e também técnicas de psicologia pessoal, adaptação à sobrevivência à fome e sede, e a certos climas e terrenos.

Indicações de como sobreviver ao inimigo, uma chuva radioactiva e até à picada de um bicho venenoso, cujo veneno possa causar a morte entre 30 minutos e 3 horas após a picada, com dor insuportável. – para isto, o guia propõe como remédio imediato a aplicação de azeite extra virgem misturado com álcool para aliviar a dor.

Esta é também uma tradição que no Alentejo, nomeadamente a equipa da Herdade de Maria das Guarda sempre aconselha. Em terra firme, e com acesso a mais material do que o essencial incluído no kit de sobrevivência, pode-se fazer uma loção de cura que proporcionará alívio, feito de bicarbonato, azeite extra-virgem, açúcar, sabão, vinagre e solução hidrogenada, que, no caso de não ter este último ingrediente, pode-se recorrer à urina como uma contribuição ureia à loção.Isto mostra que o Azeite Extra-Virgem é considerado um elemento necessário e essencial para ter consigo, não apenas como uma contribuição calórica, mas como um aliado das Forças Armadas em tempos difíceis, desde os tempos do Império Romano.