Um novo estudo publicado por Guillaume Besnard no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, e com base na análise de 1.900 amostras determinou que a primeira colheita de azeitonas na história da humanidade foi entre 6.000 e 8.000 anos atrás.
Ocorreu na fronteira entre a Turquia e Síria, e é o primeiro lugar conhecido onde foi cultivado pelo ser humano azeitonas selvagens, transformando-as em cultura domestica, e obtendo-se com isso anualmente uma fruta de com gordura rica e alimentícia.
Neste estudo, foram descobertos vários poços de azeitona com mais de 6.000 anos e com clara evidência da produção de azeite no que hoje é Israel. A área agrícola teria uma entre 2 e 5 hectares, com uma plantação tradicional e um quadricula irregular na separação entre oliveiras, de um pé único, de cerca de 8 a 10 metros.
Depois daquela primeira plantação, a cultura da azeitona e do azeite extra alastrando poor toda a bacia mediterrânica e gradualmente se totnou pilar cultural de toda esta civilização.