Herdade Maria da Guarda, rainha em azeite “de primeira qualidade”
No Dinheiro Vivo Made in Portugal desta semana conheça a Herdade Maria da Guarda, que a publicação ,considerou um das principais referências na produção de azeite de Portugal.
Considerada uma das maiores produtoras de azeite em Portugal, a Casa Agrícola Cortez de Lobão, remonta já ao século XVIII. A Herdade Maria da Guarda, em pleno Alentejo, “tem como objectivo primeiro produzir azeites de primeira qualidade e a um preço imbatível, para poder chegar aos mercados mundiais acessível a toda a gente”. Quem o diz neste documentário é João Cortez de Lobão, proprietário dos 700 hectares onde estão plantadas 1,3 milhões de oliveiras..
Pegando em toda a história e tradição do Alentejo na produção de azeitona, desde os tempos do Império Romano, a Herdade Maria da Guarda é mais um exemplo de um maior grupo de empresários agrícolas que existem no Alentejo e que estão bem preparados, excelentes profissionais que conseguiram renovar uma parte do Alentejo que estava adormecido e é hoje referências internacional.
Na Herdade são produzidos cerca de dois milhões de quilos de azeite por ano, cerca de 2% da produção nacional, que é depois exportada para vários países, com Itália, Espanha e Estados Unidos, como principais mercados.
O melhor é ver a reportagem em video: