In Notícias

A Herdade de Maria da Guarda, um dos primeiros investimentos em portugual em olival moderno, continua a inovar no seu crescimento, fazendo uma parceria com a Oxy. O Expresso que divulgou em primeira mão a informação refere que a Herdade de Maria da Guarda, propriedade de Maria e João Cortez de Lobão, passa a ter uma gestão contratada à Oxy que é premiada pelos objectivos alcançados de forma que os resultados sejam alinhados entre os proprietários e a nova gestão.

É o início da financeirização do sector agrícola. O Fundo Oxy Capital acaba de entrar na gestão da Herdade de Maria da Guarda, em Serpa.

A Herdade de Maria da Guarda, em Serpa, um dos maiores produtores e exportadores nacionais de azeite, acaba de firmar uma parceria com a Oxy Capital – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco, S.A. para a gestão operacional da herdade.

A parceria, que tem a duração de 15 anos, prevê que a gestão passe a ser executada por uma empresa da responsabilidade deste fundo de investimento com o objetivo de implementar processos inovadores e otimizar a produção sustentável de azeite de alta qualidade.

Esta é uma das primeiras operações do género no sector agrícola em Portugal e tudo indica, segundo fontes do mercado, que é uma tendência para se manter, pelo menos enquanto continuar a haver terra e água disponíveis e profissionais que queiram continuar a investir no olival. Afinal de contas, “é um sector com rendimento assegurado e estamos a falar de azeite, que, hoje, é uma commodity, com preços estabelecidos com base na procura e oferta internacionais”, sublinha um dos consultores desta área ouvido pelo Expresso.

O acordo entre a Oxy Capital e a Herdade de Maria da Guarda prevê a manutenção de todos os 26 postos de trabalho alocados à operação, bem como todas as condições e regalias dos trabalhadores, que vão desde “salários acima do que é praticado no mercado, bónus trimestrais e anuais, seguros de saúde, cabaz alimentar, por filho, para os colaboradores com filhos até aos 12 anos de idade, subsídio de 800 euros líquidos ao nascimento de filhos de colaboradores, entre outros benefícios que a Oxy Capital assume na sua gestão. Trata-se de um olival em sebe, com cerca de 1,3 milhões de oliveiras em linhas que somam cerca de 1600km, ocupa uma área de 625 hectares, sobre os quais incide a parceria. Exporta 99% da sua produção.

Vítor Andrade

Em: Jornal Expresso