In Notícias

Fundação Gaudium Magnum oferece manuscrito raro à Biblioteca do Vaticano

A notícia que saiu em diversas publicações internacionais que tiveram como fonte oficial o Vaticano, refere apenas metade da informação uma vez que o que de facto se passou foi além da entrega do raro manuscrito dos sermões de São Bernardino ao Vaticano foi assinada uma parceria entre a Fundação Gaudium Magnum e o Vaticano. É com enorme alegria que a Herdade de Maria da Guarda se pôde associar à assinatura desse Memorando de Entendimento (MdE) que estabelece uma parceria entre a Santa Sé e a Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão em que, pela primeira vez, se irá proceder ao levantamento, digitalização, selecção e estudo de documentos relevantes da história das relações entre estes dois Estados, guardados na Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV). Como todos sabemos, Portugal nasce do reconhecimento da nacionalidade pela Santa Sé que, através da bula Manifestis Probatum de 23 de Maio de 1179, confirmou D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. Desta longa história diplomática com cerca de 900 anos, dá testemunho um vasto e notável acervo de documentos que ilustram estas relações e revelam a identidade e as características de uma das mais antigas nações da Europa.

Por ocasião da assinatura deste acordo, que ocorreu no passado dia 29 de Abril, na Cidade do Vaticano, foi também concedida uma audiência privada do Santo Padre Papa Francisco aos fundadores Maria e João e família, tendo-se seguido na Biblioteca Apostólica Vaticana a assinatura do Memorando. Assinaram, pela parte da Santa Sé, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, e pela Fundação, a Maria e o João. A cerimónia de assinatura contou também com a presença do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Dr. António Almeida Lima. Os trabalhos que serão desenvolvidos por peritos de cada área, poderão igualmente contar com o contributo de instituições científicas que para tal serão convidadas. À medida que os trabalhos decorrerem serão propostos colóquios, conferências, exposições e publicações a fim de dar a conhecer a um vasto público as conclusões dos trabalhos desenvolvidos. A BAV é uma das mais ricas bibliotecas do mundo e possui um dos mais notáveis arquivos. Entre tantos tesouros excepcionalmente valiosos encontram-se muitos materiais que têm relevância directa para a história portuguesa: para além de registos de tipo eclesiástico e religioso, há abundante documentação de ordem diplomática, política, artística, literária, cultural, científica…

Alegramo-nos com a boa notícia deste Memorando que vai permitir a democratização do acesso a um acervo de documentos do maior interesse para o conhecimento da História de Portugal.

Ao assinar este MdE, a Fundação Gaudium Magnum aproveitou para oferecer ao Santo Padre um raro manuscrito dos sermões de São Bernardino de Sena, datado de 1423, que até agora não existia na Biblioteca.

Ver mais: https://agencia.ecclesia.pt/portal/patrimonio-fundacao-portuguesa-oferece-manuscrito-raro-de-bernardino-de-sena-a-biblioteca-do-vaticano/?fbclid=IwAR3EgMVEp_eEG4oODyl-LHg_im17lp5ol_Qd1kXwrpWLTAwIvm5qAWjXMqA