In Notícias

Regar com um bom azeite sobre o tomate perfeitamente maduro e enxugá-lo com um pedaço de pão crocante é um dos maiores prazeres do verão. Mas esse momento azedará rapidamente se o azeite que estiver a usar estiver rançoso, ou com algum defeito.

Da quantidade estonteante de  variedades de marcas de azeite no supermercado local, queríamos encontrar aquelas que realmente valem a pena comprar. Muitas garrafas estão nas prateleiras das lojas há muito mais tempo do que deveriam, com azeite que já passou do ponto ou até misturado com azeites inferiores.

Depois de pesquisar mais de 40 garrafas de azeite e conversar com provadores de azeite treinados para ajudar a definir os critérios, testamos 15 azeites disponíveis em redes nacionais de supermercados em todo o país. Nós nos concentramos naqueles com datas de colheita impressas, que são a maneira mais confiável de garantir que seu óleo esteja fresco.

O objetivo era encontrar bons azeites extravirgem para todos os fins que pudessem ser usados na cozinha (para o qual o Extra Virgem é óptimo, a propósito), mas também para molhos de salada e molho de pão.  Não queremos influenciar o consumidor mas encontramos vários azeites rançosos e este é o pior defeito. Vários deles eram os mais caros, provavelmente porque o azeite ficou muito tempo na prateleira, exposto à luz directa e com as garrafas a rodarem muito lentamente. Escolha bons azeites.