Vírus Corona: O azeite ajuda a manter as defesas e também previne a formação de trombos
A autora do livro “Coronavírus, prevenção, pandemia e contenção” da editora Catarata, juntamente com Sonia de Miguel Fernández, destacam as várias propriedades do azeite, incluindo prevenindo a formação de trombos. Trombos são coágulos sanguíneos formados num vaso (artéria ou veia), causador da trombose.
Na transmissão Agropopular do mês de agosto, o médico Juan Carlos Ruíz de la Roja dissertou sobre alimentos benéficos para aumentar as defesas contra o coronavírus, e desta vez abordou sobretudo o tema do azeite.Segundo Ruíz de la Roja, o azeite é muito rico em ácido oleico, substância que melhora notavelmente o funcionamento das nossas defesas e ajuda a prevenir a formação de trombos, pois facilita o escoamento do sangue com maior fluidez, lembrando que “uma das características do vírus era produzir trombos”.
Também melhora os níveis de açúcar no sangue e ajuda a controlar a pressão arterial, “algo muito importante porque tanto os hipertensos quanto os diabéticos têm muito mais probabilidade de ter complicações se forem infectados com o vírus”.
Outro benefício do azeite é que ele contém uma boa proporção de vitamina E, o que evita que as células de defesa sejam danificadas, mantendo-as funcionando por mais tempo, o que significa que as defesas são muito mais afetivas.