As últimas estimativas de vários brokers do mercado de azeite indicam que o valor de produção de azeitona para azeite no Alentejo na corrente campanha deve situar-se no intervalo entre os 820 e os 890 milhões de kg, o que deverá corresponder à produção de cerca de 130 a 150 mil ton de azeite. A confirmarem-se estes valores, o Alentejo, região de Portugal que é a maior produtora de azeite e azeitona, consegue aumentar em mais de 10% o total de produção no ano anterior.
Por outro lado, para todo o Portugal, a estimativa das mesmas fontes apontam para um total de 160 a 190 mil toneladas de azeite. Sendo estas estimativas não científicas, mas resultantes de conversas com vários corretores de azeite que acompanham de perto o desenvolvimento de muitos olivais e lagares de norte a sul de Portugal, tem no entanto algum valor dada a longa experiência dos mesmos operadores na evolução destes produtos no mercado nacional.
Estes valores não incluem o transporte de azeitona para Espanha para ser contabilizada no país vizinho, onde conseguem taxas de imposto das suas empresas, saindo assim da contabilidade nacional.