Todo a gente conhece os grandes benefícios que o azeite extra virgem oferece ao nosso organismo, e todos sabemos que existem numerosos estudos e muita pesquisa que confirmam isso. O azeite extra virgem, a dieta mediterrânea e um estilo de vida saudável, no qual exercitamos e bebemos água diariamente, são chave do sucesso para ter uma boa saúde e chegar jovem a velho. Este é um tema presente em todas as conversas que os colaboradores da Herdade de Maria da Guarda referem nas suas conversas informais em família ou mais formalmente com fornecedores ou clientes.
Mas o facto de o azeite ter benefícios surpreendentes não é só demonstrado apenas por estudos, mas por factos históricos: há um pequeno local onde é consumido muito azeite e onde as pessoas têm grande longevidade.
Esse lugar é conhecido como Ikaria, uma pequena ilha grega com 255 quilómetros quadrados e cerca de 10 mil habitantes. Está localizado a apenas 30 quilómetros da costa oeste da Turquia. A cordilheira irregular da ilha é coberta de arbustos e eleva-se abruptamente no mar Egeu. Antes da era cristã, a ilha abrigava densas florestas de carvalho, vinhedos e oliveiras selvagens produtivas que ainda existem hoje. Os fortes ventos que atingem a ilha são mencionados na “Ilíada” (um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero), e a falta de portos naturais manteve a ilha afastada das principais rotas de navegação durante a maior parte de sua história. Isso forçou Ikaria a ser uma ilha auto-suficiente.
Considera-se que esta ilha única tem as pessoas que vivem mais tempo no planeta, pois muitos de seus habitantes chegam facilmente aos 100 anos de idade. Em Ikaria, é como se os seus habitantes se esquecessem de morrer.