In Notícias

Inundando todas as paisagens da Herdade de Maria da Guarda em Serpa e de uma forma geral outros campos do Alentejo em que se encontra a oliveira, a floração do ouro líquido já está presente.

A oliveira, chamada olea europaea, é considerada uma árvore de porte médio. Árvore perene que mantém durante todo o ano as folhas verde-acinzentadas e prateadas na face inferior, de corpo robusto, grosso e longevo. A oliveira é uma árvore muito rústica que tem facilidade de se espalhar por todos os tipos de solos, embora pela sua boa extensão prefira solos profundos e drenantes.

O grande protagonista da oliveira é sem dúvida o seu fruto, de onde nasce o azeite. A flor da oliveira nasce entretanto com a chegada da primavera, anunciando a futura produção de azeitona. Geralmente oliveira costuma florescer em meados de Maio, mas devido à antecipação do tempo nestes últimos anos e da sucessiva escolha de árvores mais precoces que possam permitir a colheita antes do Natal, está florida já durante o mês de abril.