Principais fatores que movem os jovens a consumir azeite
São a Cultura, Economia e em particular Saúde
Estas foram algumas das conclusões retiradas do webinar ‘O consumo de azeite nos segmentos adolescente, jovem e adulto’, moderado pelo consultor estratégico em azeite, Juan Vilar, e que se realizou recentemente como prelúdio da Exposição Mundial do Azeite (World Olive Oil Exhibition).
Apenas 23% do azeite consumido em todo o mundo é consumido por pessoas com menos de 49 anos, de acordo com diferentes estudos. O consumo médio per capita de azeite em Portugal é de 9 kg por capita/ ano, enquanto os jovens, por sua vez, consomem em média apenas 300 gramas de azeite por pessoa por ano
Mas há razões de esperança, pois os principais factores que incentivam os jovens a consumirem azeite estão relacionados com razões económicas, culturais e sanitárias e isso está a revelar-se como forte motivação entre os mais novos.
Durante o desenrolar da referida palestra, na qual participaram pessoas de várias geografias mundiais, cinco jovens de diferentes idades partilharam a sua experiência de consumo de azeite. Segundo o próprio Vilar, “estávamos um pouco cansados de ouvir qual era o comportamento dos jovens no que diz respeito à sua relação com o azeite. Portanto, o mais razoável, quando se quer realmente saber o que uma pessoa pensa, é pedir-lhe diretamente para obter informações mais objectivas e verdadeiras».
Questionados sobre quais poderão ser os melhores veículos para transmitir a importância da cultura e do consumo de azeite entre os jovens, a maioria dos inquiridos acredita que em primeiro lugar estão as redes sociais, o melhor canal para lançar essa mensagem. Por outro lado, os mesmo jovens consideram que elemento alavancador desse objectivo deve ser também a sensibilização de pessoas famosas, inspiradoras de comportamentos correctos, como actores, cantores ou até jogadores de futebol, capazes de atrair para a bondade da importância de comunicar à população em geral os benefícios do consumo do azeite.