In Notícias

No nosso planeta terra são produzidas por ano cerca de 250 milhões de toneladas de óleos e gorduras, dos quais as principais categorias são 30% para óleo de palma, 23% de soja, 9% de girassol, e 18% de gorduras animais. No ano de 2023 o azeite não deve ter representado 1% do total somado entre gorduras animais e vegetais.

Durante o ano de 2023, saíram do conjunto dos lagares do mundo cerca de 2,46 milhões de toneladas de azeite fresco. Há 198 países consumidores de azeite, contudo em três países (Itália, EUA e Espanha) consome-se um terço de todo o azeite produzido no mundo. A Itália sendo a primeira com 410 mil toneladas de azeite de consumo anual; depois os Estados Unidos, pela primeira vez na história com 375 mil toneladas (mais de 1kg /ano per capita) e Espanha em terceiro lugar com 300 mil toneladas.

A manter-se a tendência dos norte-americanos por adicionarem cada vez mais na sua dieta gorduras saudáveis, não é de pôr de lado a ideia de que antes do final da presente década os EUA ombreiem com a Itália o lugar cimeiro de maior país consumidor de azeite no mundo. Algumas cadeias de fast food nos EUA, especialmente ligadas a saladas, já estão a incluir azeite como principal condimento nas suas receitas – tudo boas notícias para consumidores e produtores.