Os azeites são os únicos óleos alimentares que aumentaram o seu preço durante 2023 a nível internacional. Esta é uma das principais conclusões da mesa redonda “O mercado internacional das gorduras animais e dos óleos vegetais: oferta, procura e preços”, realizada no âmbito da Feira Mundial do Azeite.
Segundo o participante e consultor de azeites, Juan Vilar, devemos lembrar que são produzidas cerca de 250 milhões de toneladas de óleos e gorduras no planeta. Destes, 30% são óleo de palma, 23% soja, 9% girassol e 18% gorduras animais. “Os azeites, este ano com uma colheita particularmente baixa, não representam sequer 1% das gorduras animais e vegetais”, destaca Juan Vilar Consultores.
A procura internacional de azeite mantém-se forte à medida que o consumidor se dá conta da necessidade de ter gorduras saudáveis na sua dieta alimentar. As experiências mostram que quando o consumir retira gorduras da sua alimentação se geram problemas de saúde em vários domínios. Vários médicos, dietistas e chefs Internacionais sublinham por isso que é necessário incluir na alimentação diária
gorduras que sejam saudáveis como é o caso do azeite.