A conduta que a Herdade de Maria da Guarda aprecia no comércio de azeite
Sabe-se que o azeite tem sido comercializado desde os tempos antigos. Mas o que pode não ser tão conhecido é que sua comercialização já estava regulamentada no primeiro código legislativo da história. Este é o Código de Hamurabi, uma compilação de leis e éditos escritos pelo sexto Rei do Império Babilónico, Hamurabi.
Data do ano 1.760 a.C. aproximadamente e é um dos mais importantes códigos legais da antiguidade. Composto por 282 leis, escritas na antiga Babilónia e inscritas num diorito negro, dispostas em 46 colunas. Nesta pedra está representada uma cena em que Shamash, Deus do Sol e da Justiça, dá ao Rei a sua insígnia real. Foi traduzido no ano de 1901 pelo religioso francês Jean Vicent Sheil. Hoje pode ser visto no Museu do Louvre, em Paris (França).
A Lei 104 do Código de Hamurabi inclui a figura do “trader” de azeite virgem extra:
“Se um negociante der para vender a um delegado trigo, lã, azeite e qualquer outra propriedade pessoal, o delegado entrará no dinheiro (o valor) recebido e dará o reconhecimento ao negociante; o delegado receberá um registro do dinheiro que ele dá ao empresário “.
Contempla também o transporte de azeite por mar. Em Lei 237 prevê que, se o navio não chegar ao seu destino por barqueiro negligente, terá de compensar o proprietário no valor de azeite ou outros bens que tinha dentro do navio.
“Se tomou a localização de um barqueiro e um navio e remessa de trigo, lã, azeite, datas ou outros bens a serem transportados, e se o barqueiro foi negligente e afundou o navio e perdeu tudo o que tinha lá dentro, o barqueiro pagará pelo navio que afundou e tudo o que havia dentro dele e que perdeu. ”
No Código de Hamurabi a importância do azeite é apreciada, já que se estabelece como um suporte básico que garante o bem-estar da pessoa próxima à comida.
Assim, a Lei 178 afirma-se que o dote deixada em herança pelo pai para sua filha (Sacerdotisa ou dedicado ao culto de uma divindade), se o pai não autorizou o dote, serão os irmãos que ficam com seu campo e seu jardim e em troca eles lhe fornecerão comida, azeite e roupas. Se eles não cumprirem, ela pode dar o seu campo e horta a um outro inquilino com isso apoiá-la. Mas não pode vender seu dote, já que pertence aos seus irmãos.
O rei Hamurabi construiu novos canais de irrigação e navegação, o que impulsionou a agricultura e o comércio na Mesopotâmia.
É uma das obras mais bem preservadas e uma das primeiras tentativas legislativas da humanidade. Deve-se notar que é um dos documentos mais antigos relacionados aos Direitos Humanos.