In Notícias

Os Estados Unidos da América (EUA) têm a vindo a registar um decréscimo no número de terrenos agrícolas aráveis e uma população produtora cada vez mais envelhecida, de acordo com os Censos para a agricultura referentes a 2022, divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA, e noticiado pela Vida Rural.

Na área do olival e do azeite o consumo continua a aumentar e o valor das importações de azeite têm subido substancialmente – os EUA são já o segundo maior consumidor de azeite do mundo.
Há de facto um menor número de terrenos agrícolas cultiváveis desde 1850, quando existiam apenas 31 estados. Quase quatro em cada 10 agricultores tinham mais de 65 anos em 2022, o que representa um aumento significativo em relação aos últimos Censos, em 2017, em que um em cada três agricultores estava em idade de reforma.
 
“O número de produtores [com 65 anos] ou mais aumentou 12%, mantendo a tendência de envelhecimento da população produtora”, referem os Censos, descrevendo as mudanças comparativamente a 2017. Desta forma, registou-se uma queda de 9% no número de agricultores de 35 a 65 anos.

Foto: Visita aos EUA da equipa da Herdade de Maria da Guarda em 2017, altura do anterior censo agrícola.