In Notícias

A associação espanhola interprofissional de Azeite está a estudar formas de se juntar ao grupo de pesquisa da Xylella Fastifiosa, a bactéria que dizimou várias árvores, incluindo oliveiras. O objectivo da Associação é garantir que os objetivos relacionados com a defesa do setor do olival e do azeite sejam atendidos.

A bactéria que terá entrado na Europa pelo sul de Itália, suspeita-se que através de uma importação de plantas da Costa Rica, já destruiu várias culturas não só na própria Itália, mas também contagiou já a França, Alemanha, a Espanha onde é uma ameaça aos Olivais, e chegou já a oliveiras nas ilhas espanholas do Mediterrâneo, sendo uma preocupação crescente do sector agrícola em geral e da olivicultura em particular. Portugal ainda está neste momento fora do registo da doença mas há uma alerta e consciência dos agricultores para comunicarem assim que desconfiarem que alguma árvore foi contagiado com a bactéria.

Saiba mais em: https://www.oliveoiltimes.com/olive-oil-business/europe/major-spanish-trade-group-looks-ways-join-fight-xylella/62071