In Notícias

Julio Verne (Jules Verne, Nantes, 1828 – Amiens, 1905). Escritor francês considerado o fundador da literatura moderna de ficção científica foi um verdadeiro visionário. Previu com grande precisão em suas histórias fantásticas a aparência de algumas invenções geradas pelos avanços tecnológicos do século XX, tais como televisão, helicópteros, submarinos e naves espaciais.

Nas suas histórias, as extraordinárias aventuras, são vividas em diferentes contextos, alguns mais imaginários e outros mais reais, e são fruto de suas viagens e das suas investigações.

Um de seus livros mais famosos é “Viagem ao centro da terra”. Nele, no capítulo 44, encontramos uma passagem dedicada às terras do Mediterrâneo, onde narra com seu estilo particular no que se abre diante de si “um país encantador coberto com oliveiras, romãs e videiras”.

Neste mesmo capítulo refere-se a “floresta de oliveiras”, termo que hoje foi resgatado para definir a paisagem de algumas zonas da península Ibérica em particular nas zonas como na Herdade de Maria da Guarda onde se desenvolve o sistema de plantação de olivais em sebe, contribuindo para o seu sonho verde de criar as maiores florestas do mundo plantadas pelo homem e compensar os efeitos do excesso de tecnologia e industria no planeta.