A 3 de fevereiro, a instituição Smithsonian em Washington vai organizar um seminário, intitulado “Azeite: em busca de ouro líquido”, dedicado ao estudo do azeite virgem extra de alta qualidade como parte da formação e aulas Smithsonian Associates.
Curtis Cord, editor do Olive Oil Times e presidente da NYIOOC, liderará a sessão do dia inteiro, que deverá chegar a 150 participantes, de acordo com o Smithsonian Associates – o maior programa educacional baseado no museu no mundo, produz programação educacional e cultural que oferece acesso ao mundo do conhecimento do Smithsonian.
Depois de uma sessão pela manhã, dedicada à degustação e avaliação de qualidade, Curtis Cord levará o grupo através de uma tour pelos azeites premiados pelo NYIOOC, de 27 países, para demonstrar a abundante variedade de gostos nos azeite de todo o mundo.
O Smithsonian preparará um almoço projetado para ilustrar como emparelhar diferentes varietais de azeitona para aumentar e elevar os alimentos.
Os participantes também conhecerão as pessoas que estão por detrás dos azeites aclamados pela crítica. “Sobretudo, um excelente azeite é um produto da paixão e da determinação de um produtor”, disse Curtis Cord. “Uma discussão de azeite de alta qualidade deve sempre começar com uma apreciação do seu produtor e da sua plantação”.
Uma apresentação multimédia trará os participantes para os bosques e moinhos de produtores de azeite nos 5 continentes.
Esta será a segunda vez que o programa examina a qualidade do azeite.
Os bilhetes para o seminário são oferecidos no site Smithsonian Associates.