A mais famosa guerra da antiguidade ocorreu cerca do ano 1300 a.c. Nela, a inabalável Tróia caiu para a Grécia depois de 10 anos de cerco, e quando os invasores estavam perto de desistirem, com a morte de seu mais famoso guerreiro: Aquiles.
Naquela época, Ulysses, instigado por Atena (deusa que deu à humanidade a azeitona) concebeu o plano de construção de um cavalo construído com uma quantidade enorme de madeira de oliveira e ocultar dentro dessa construção os melhores guerreiros fazendo entrar o cavalo de madeira de oliveira dentro das muralhas de Tróia. O famoso cavalo de Tróia foi construído na região da Anatólia, onde terá tido a origem do cultivo da Oliveira. Com a sua madeira, presente da deusa Atena e com a ajuda deste plano fantástico transpôs-se o muro que Tróia concebera.
As primeiras histórias que são conhecidas deste facto – mítico ou histórico – são encontradas na literatura que remonta 500 anos a. C. Como: “… canta sobre o cavalo de madeira (de oliveira), que construiu Epeu juntamente com Athena e Ulisses levou para a Acrópole que caiu no engano, tomando-a com os homens que destruíram Tróia…” (Homero, Odisseia VIII, 492-495).