Herdade de Maria da Guarda: Olivicultores do Alentejo procuram selo de certificação sustentável
Um grupo de cerca de 20 produtores de azeite da região do Alentejo, no sul de Portugal, junta-se ao novo projeto de desenvolvimento sustentável da olivicultura lançado recentemente pela Olivum, uma associação de produtores, e pela Universidade de Évora.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite Alentejano (PSAA) também apoiado pela Herdade e Maria da Guarda, estende-se a todas as áreas de produção de azeite. O objetivo é reduzir a pegada ambiental da indústria na maior região produtora de azeite do país.
A nova iniciativa visa promover práticas sustentáveis de agricultura e moagem. Os agricultores participantes esperam que a certificação agregue valor.
O projecto também prevê que seja desenvolvida uma nova ferramenta de gestão para promover e monitorizar o desempenho sustentável do azeite alentejano e aumentar a competitividade da indústria local.
Os promotores do projecto enfatizaram como o objetivo final do PSAA é produzir uma certificação ou selo de qualidade reconhecível e autorizado que comprove a abordagem sustentável das empresas certificadas e seja reconhecido nacional e internacionalmente.
“A PSAA visa criar uma referência de sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, social e económica, para a produção de azeite alentejano”, disse Pedro Lopes, presidente do conselho de administração da Olivum, ao Olive Oil Times.
“Esta referência ajudará a fortalecer a capacidade empreendedora do setor, melhorando seu desempenho e eficiência no uso de recursos, sua produtividade e criação de valor”, acrescentou.
Leia aqui o artigo em inglês publicado na Olive Oil Times