In Notícias

No mar interior de Seto, localizado no sul do Japão, fica a ilha Shodo, a segunda maior ilha desse mar, com uma área de 170 km2. A maior característica desta ilha é que, devido à sua localização, goza de um clima muito semelhante ao clima mediterrâneo, com Invernos amenos e Verões quentes, o que permitiu que esta ilha única se especializasse no cultivo de azeitonas. A ilha como um todo, tem o mesmo número de oliveiras que a Herdade de Maria da Guarda tem em pouco mais de um hectare ou à volta do Monte, mas é motivo do nosso orgulho o cuidado que os nipónicos fazem com essas oliveiras.

O Japão, como um todo, é um país interessado na cultura da oliveira e de seu azeite extra virgem, embora não tenha um clima adequado para o seu cultivo, mas nesta ilha existem algumas oliveiras centenária com ramos retorcidos visíveis em parques e jardins urbanos, representando a identidade que essa cultura oferece.

No início do século passado, tentou-se introduzir o cultivo da oliveira no Japão, adaptando e sobrevivendo ao cultivo somente nesta ilha, às vezes chamada de Ilha da Oliveira. Habitam na ilha cerca de 32  mil habitantes que apreciam as 2 mil oliveiras da variedade Mission, que florescem a cada primavera.
Este facto popularizou a ilha, que anualmente recebe muitos visitantes para se surpreenderem com as vistas que este jardim de oliveiras do país nipónico oferece.

A ilha também tem os famosos desfiladeiros de Kankakei, que mostram os maravilhosos relevos que a erosão esculpiu nas rochas que os compõem, mas o que é realmente único é o seu jardim de oliveiras.