In Notícias

O titular da pasta do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca das Ilhas Baleares, Vicenç Vidal, informou que se confirmaram 431 árvores e plantas afectadas por Xylella fastidiosa nas ilhas espanholas, das quais se eliminaram 246, ou seja 57%, desde que se detectou o primeiro caso da infecção em Maiorca, em Outubro do ano passado.

Do total, 280 casos da bactéria foram detectados em Maiorca, 63 em Menorca e 88 em Ibiza.

Em Maiorca confirmaram-se 13 novos casos em videiras, que se somam aos detectados numa plantação de vinho de mesa para auto-consumo, em Junho. E outros 126 em amendoeiras, 13 em olivais e 80 em zambujeiros, infectados pela sub-espécie multiplex e fastidiosa.

Em Menorca, forma encontrados 6 resultados positivos em amendoeiras, 7 em oliveiras e 46 em zambujeiros, todos da sub-espécie multiplex. Já em Ibiza o olival é a cultura mais castigada, com 30 casos positivos, 2 em amendoeiras e 43 em zambujeiros, todos pela sub-espécie pauca.

Vicenç Vidal reuniu-se com o sector agrário e presidiu a primeira reunião sectorial vitivinícola para apresentar as acções de combate à Xylella fastidiosa, tendo informado que estas vão ter cinco frentes: participação dos agricultores, um plano de contenção, investigação, experimentação e apoios ao sector.