Pesquisadores da Universidade de Atenas trouxeram recentemente à luz relatórios feitos na Grécia Antiga que se debruçam sobre o uso medicinal do azeite.
Graças a estes estudos verificou-se que há dois mil anos Dioscórides já havia recomendado o melhor azeite como um excelente produto para a saúde, produto que ele chamou de “omotrives” ou “omfakino” referindo-se ao que é conhecido hoje como o azeite prematuro, extra virgem azeite, obtido das azeitonas antes do verão.
Um azeite que, segundo Dioscorides, extraído da azeitona ainda por maturar é bom para o stress muscular. Hipócrates também terá referido que este azeite é muito adequado para a cura de determinadas feridas, bem como analgésico de certas condições dolorosas, tais como odinofagia, perturbações intestinais, dores de cabeça e dores musculares.
Dioscórides era um famoso médico e farmacologista da Grécia Antiga, que viveu durante o primeiro século aC. Dioscórides fez grandes viagens integrado nas legiões romanas, o que lhe permitiu reunir informações úteis sobre as propriedades curativas de mais de mil plantas.