In Notícias

Dados oficiais confirmam
2021 melhor ano de sempre em azeite

As previsões do INE que foram publicadas este mês de abril apontam para que a campanha oleícola de 2021 tenha sido a mais produtiva de sempre. Este recorde resulta de vários elementos: ter sido um ano de safra da cultura do olival, das excelentes condições agrometeorológicas, do aumento superfície do sistema de produção intensivo e também da grande melhoria dos profissionais do sector que continuam a subir as médias por ha todos os anos com apuramento de técnicas e eficiência operativa. Assim é estimado que a produção tenha alcançado 2,25 milhões de hectolitros na campanha oleícola de 2021, um crescimento de cerca de 46% em relação à produção de 2019, o segundo melhor registo desde 1915.

De um modo geral, o azeite produzido apresenta uma boa qualidade, com baixa acidez e boas características organoléticas. Como reverso, ocorreu esgotamento da capacidade máxima instalada dos lagares e, consequentemente, à suspensão da sua recepção e laboração.

Por forma a contornar esta situação de interrupção da cadeia de transformação, alguns produtores optaram por entregar parte da sua produção em lagares espanhóis.