Crescimento do olival abranda em todo o mundo
Nos anos mais recentes passou a estar relativamente parado o crescimento da área total mundial de olivais no Planeta. Neste momento aponta-se para uma área total de 11,6 milhões o número de hectares de olival em todo o mundo. O crescimento lento deve-se provavelmente ao maior abrandamento de novas plantações de olivais e também devido ao frequente abandono dos olivais antigos. Passou-se de um crescimento líquido de 150 mil ha por ano para um valor que nos últimos anos se situa entre 40 a 50 mil ha.
O sector continua contudo em transformação sendo que o olival tradicional representa 70% da área e responsável por 60% da produção mundial de azeite, enquanto o olival moderno com 30% da área total já representa 40% da produção mundial.
Apesar disso, o azeite ainda é uma pequena parte das gorduras alimentares na alimentação das populações: o azeite soma apenas 1,7% do total de gorduras vegetais consumidas no planeta, ou seja uma pequena fracção dos 174 milhões de toneladas de gordura alimentar consumidas anualmente no mundo.
Não obstante o azeite já se consome em mais de 180 países do mundo, reflectindo uma grande dispersão geográfica, tanto mais que até à segunda metade do século XX quase todo o consumo de azeite era da exclusiva responsabilidade dos países mediterrâneos ou limítrofes. Esta realidade de maior dispersão no consumo só pode dar ânimo aos novos olivais modernos e respectivos olivicultores que um pouco por todo o mundo vão escolhendo o olival como uma possível prioridade estratégica enquanto produtores agrícolas.