O consumo de azeite em Espanha poderá ter caído cerca de 50% na primeira metade do ano. Em Espanha esta última poderá ter sido também a pior campanha do século. O preço do azeite extra virgem está bem acima dos 7 euros cada kg (na origem), um valor nunca antes visto.
De acordo com os dados colhidos em Espanha, na Universidade de Jaén pelo Observatório do Consumidor do Mestrado em Administração de Empresas de Azeite, com um estudo realizado por Juan Carlos Marín, da Alcampo, e Juan Vilar, analista internacional e co-diretor do Mestrado, a queda do consumo ainda poderá aumentar.
Numa análise a anteriores campanhas com alta de preços (2015/16, 2016/17), verifica-se em Espanha que a partir de 3,5 euros/kg de preço na origem, por cada euro adicional de subida sustentada do preço na origem, verifica-se uma descida no consumo interno acumulado de mais de 40 mil toneladas.Na óptica do produtor que analisa o consumo mundial de azeite, é que a única boa notícia do lado do consumo é que esta quebra em Espanha que além disso atravessa uma grave crise, é parcialmente compensada pela procura adicional em novos mercados. assim sendo não é expectável que o preço do azeite venha para valores deprimidos como vimos no início da década passada