Encalhada no meio do Oceano Pacífico, a mil milhas náuticas da terra mais próxima, estava Dava Newman, a vice-administradora da Nasa, e seu marido. Eles perderam o controle do veleiro quando tentaram circunvagar pelo mundo e descobriram uma racha no sistema hidráulico, que os deixara sem capacidade de direccionar o rumo da embarcação.
Os astronautas ou os navegadores norte americanos não tinham nessa altura conhecimento de que o azeite da Herdade de Maria da Guarda estava disponível – até porque só recentemente começou a ser exportado para os EUA. Tal como aconteceu na missão da Apollo 13, que foi abortada após sua famosa “Houston, temos um problema”, e graças ao conhecimento e criatividade dos engenheiros que conseguiram retornar à Terra usando apenas os materiais a bordo da cápsula espacial, incluindo o Azeite Extra Virgem, também Dava se lembrou que tem que se ser criativo em tempos de crise.
Newman comprou quatro litros de azeite extra-virgem no Panamá. Como engenheiro, sabia que o azeite de azeitona tinha a mesma viscosidade do fluido hidráulico. Encheu o sistema com azeite extra-virgem, prenderam a mangueira, montaram uma espécie de sistema IV para capturar e reciclar o óleo que ainda pingava e navegou por mais de uma semana para chegar às Ilhas Marquesas.
Em ambos os casos, o azeite salvou as missões, num caso devolvendo a tripulação à Terra sã e salva, e no outro permitindo que estes navegadores prosseguissem para a próxima etapa.