Azeite de qualidade cada vez mais presente na gastronomia da Bósnia
A cozinha bósnia usa manteiga, óleo de girassol e, cada vez mais, azeite devido à procura da alimentação saudável e à preocupação crescente com a saúde. Apesar do preço mais elevado, este produto começa a ser utilizado não só em saladas, mas também na preparação de pratos principais, pelo que se espera um aumento das vendas em quantidade e valor nos próximos anos; não apenas em grandes hipermercados, mas também em lojas biológicas ou gourmet, de acordo com um estudo da ICEX Spain Export and Investments.
A produção de azeite na Bósnia-Herzegovina é muito baixa, concentrando-se nos pequenos produtores da área da Herzegovina, com um clima mediterrâneo. Essa produção é destinada basicamente ao consumo local e até mesmo à venda direta na região. Por este motivo, o mer-cado depende da importação de azeite, proveniente principalmente da Itália, Espanha e um pouco de Portugal, com um aumento do valor das importações nos últimos anos.
O relatório detalha que o preço do azeite está entre 2,5 e 8,5 euros por litro e é normalmente vendido em garrafas de vidro de 75 cl. ou 1 litro, variando entre azeite refinado e extravirgem enquanto a distribuição é realizada por meio de grandes importadores / distribuidores de ali-mentos ou por meio de grandes cadeias alimentares nacionais e estrangeiras. Dada a pequena dimensão do mercado, alguns importadores preferem assinar um contrato de distribuição ex-clusiva.