O menor e mais meridional país dos países nórdicos é a Dinamarca, caracterizado por ter invernos muito frios, uma grande extensão de floresta, baixa densidade populacional e, segundo os próprios, ser um dos melhores lugares do mundo para encontrar a felicidade.
Em 2018, o país conquistou a medalha de prata nos Prémios da Política do Futuro por causa do seu Plano de Acção Orgânica.Neste plano o Governo tem promovido medidas para aumentar a procura de produtos biológicos e estimulado a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e processos tecnológicos. A Dinamarca é um dos países onde a produção do sector primário é mais profissionalizada e automatizada.
Com o chamado Plano de Acção Biológico, está a ser promovida a criação de hortas familiares urbanas para autoconsumo, nas quais os dinamarqueses têm a possibilidade de cultivar as suas próprias frutas e legumes. Apesar do clima na Dinamarca, os seus nacionais conseguiram fazer com que as centenas de oliveiras cultivadas nos seus pomares sobrevivessem aos rigorosos invernos nórdicos, para isso, como se fosse um verdadeiro tesouro, cultivam-nas nas zonas mais protegidas áreas que encontram, mimam e cuidam delas com tal cuidado, para poder colher o ouro verde de seus frutos, as azeitonas e com ele, poder elaborar o primeiro azeite virgem-extra dinamarquês.