In Notícias

Para a próxima temporada, espera-se uma oferta de azeite um pouco superior à experimentada na campanha anterior, dizem os vários intervenientes do mercado.

Nos países mediterrâneos, haverá no global talvez  um pequeno aumento da oferta em termos de quantidade, devido ao bom tempo que neles existe. Esse pequeno aumento, em relação à temporada passada, ficará abaixo dos 10% segundo as mesmas fontes.

Da mesma forma que o que vem ocorrendo hoje, a procura permanecerá um pouco acima da oferta, em todo o mundo. Esta situação proporcionará estabilidade no atual nível de preços, sendo estes benéficos para todos os sistemas de cultivo.

Relativamente à situação provável que irá ocorrer entre as campanhas, devido à falta de azeite da categoria lampante, o referido vínculo poderá provocar uma apreciação dos preços dos azeites desta categoria inferior, principalmente devido à necessidade de abastecimento às refinarias até Dezembro, momento em que o azeite lampante virgem será novamente produzido.

Portanto, como tem acontecido nos últimos 20 anos, onde os ciclos de preços já duraram mais de dois anos, na próxima campanha será mantido um patamar de bons preços.